Principal realização festiva do município do Assú, o São João, programado para o mês de junho vindouro, permanece com sua edição 2020 no calendário oficial de eventos da Prefeitura, mesmo diante do cenário de incerteza por conta da pandemia global do coronavírus (COVID-19). O prefeito Gustavo Montenegro Soares entende que, por enquanto, mesmo projetando-se como uma hipótese provável, falar em cancelamento da festa centenária ainda é prematuro, mesmo diante da realidade que tem merecido toda a atenção do governo.
No entanto, o chefe do Executivo decidiu nesta segunda-feira, dia 23 de março, após audiência em seu gabinete com a secretária municipal de Saúde, Viviane Lima, que, caso haja necessidade, o investimento projetado pela Prefeitura para o São João 2020 – estimativamente R$ 2 milhões – estará totalmente à disposição do setor de saúde, visando o fortalecimento das ações de enfrentamento ao COVID-19 no Assú. “O São João é uma das nossas prioridades, mas a saúde e o bem-estar da população estão em primeiro lugar”, disse.
Gustavo Soares já havia antes determinado um aporte de R$ 500 mil ao orçamento da Secretaria Municipal de Saúde para incrementar a aquisição de insumos, medicações e demais materiais imprescindíveis ao esforço visando inibir a presença do coronavírus no meio social do município. Outra providência com igual finalidade foi a relocação dos recursos para a aquisição de peixe, para a tradicional distribuição gratuita durante o período da Semana Santa, igualmente para fomentar os investimentos do setor de saúde na prevenção e combate ao COVID-19.
Imagem: Vagner Soares