Como usar o SUS

1 - ATENDIMENTO BÁSICO/PRIMÁRIO - UBS
      • 1 – A porta de entrada para o SUS

      Qualquer cidadão residente em Assú/RN, que necessitar de um atendimento em saúde, deve procurar a UBS Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. Elas são consideradas a porta de entrada para o SUS – Sistema Único de Saúde.

      • 2 – O que levar quando for a unidade
      • 2.a – Primeiro atendimento

      Quando o cidadão não for usuário do sistema, na sua primeira ida a unidade, será feito o Acolhimento e o primeiro Atendimento conforme Agenda Clinica da Equipe, o mesmo passa a ser acompanhado pelo ACS por 90 (noventa) dias para confirmação de residência no Território de abrangência da Unidade.

      • Identidade ( RG/ CPF/ CNS )
      • Comprovante de residência, preferencialmente, no nome do usuário.
      • 2. b- Sempre que for a uma consulta:
        • Procure chegar com 15 minutos de antecedência
        • Não esquecer de levar o seu cartão da unidade (Prontuário da Família) – Levar o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). Caso o usuário não tenha, deverá providenciar na Central de Regulação do Município.
      • 3 – Como agendar uma consulta

      A primeira consulta, considerada de Atenção Básica como clínico-geral, Enfermeiro e Odontologia é agendada nas UBS. O usuário poderá agendar diretamente na UBS 

      • 4 – Serviços oferecidos nas UBS:
      • Clínica Médica
      • Odontologia
      • Consultas e Procedimentos de Enfermagem
      • PIC – Práticas Integrativas Complementares
      • Assistência Domiciliar
      • Acompanhamento de famílias cadastradas
      • Programa de Agentes Comunitários
      • Farmácia
      • Atividades de Promoção a Saúde

      * Verificar antes os horários de funcionamento e serviços oferecidos

-Sempre que o problema de saúde do usuário não puder ser resolvido pelos médicos, dentistas ou outro profissional do atendimento básico, o usuário será encaminhado a um especialista.

-Este encaminhamento será feito com uma guia de referência, onde constará o local, a data e o horário do atendimento.

-O atendimento poderá ser feito em uma das unidades especializadas da própria Secretaria Municipal de Saúde, ou em algum outro estabelecimento de saúde conveniado.

As UPA funcionam 24 horas para o atendimento de urgência e emergência.

 

Os usuários deverão se dirigir as UPA quando ocorrer:

 

  • Febre Alta, desmaios, acidentes, convulsões; agressões, físicas, afogamentos, quedas, hemorragias, ferimentos, crises, de falta de ar, queimaduras, envenenamentos, dores intensas, fraturas, etc.

 

  • Não procure o UPA para: Atestados médicos, trocas de receitas e encaminhamentos para especialistas.
  • O telefone 192 é o acesso ao serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de Assú/RN (SAMU).

 

  • O que o SAMU atende:

 

Casos graves e que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de vida.

  

Como acessar: Ligando no 192, de qualquer telefone. No caso de telefone público (orelhão), não há a necessidade de colocar fichas – a ligação é gratuita.

 

Ao ligar para o 192:

 

  • Diga o motivo do chamado de forma rápida e clara;
  • Diga o seu nome e de onde está ligando;
  • Responda corretamente às perguntas feitas, as respostas dadas ajudarão a decidir qual o recurso disponível e indicado na hora e local solicitado;
  • Forneça o endereço (rua, avenida, número, bairro) correto de onde está a vítima indicando, preferencialmente, pontos de referência e como chegar mais facilmente ao local. Para diminuir o tempo de chegada do SAMU ao local, solicite que alguém sinalize para a viatura quando esta estiver próxima. Se for residência, quando possível, solicite que alguém permaneça na porta;
  • Informe, em casos de acidentes de trânsito, o número de vítimas e se há alguém preso em ferragens.

 

Importante:

 

  • Siga atentamente as orientações passadas por telefone, enquanto aguarda a chegada da ambulância, assim, não desligue até que sejam passadas todas as informações necessárias;
  • Nunca remova o acidentado em casos de acidente ou queda, pois poderá agravar ou provocar outras lesões, especialmente de coluna cervical;
  • Não mexa na vítima! Chame o socorro pelo número 192;
  • Mantenha a calma;
  • A ansiedade em ajudar pode agravar a situação da vítima;

Caso haja piora do estado da vítima, ligue novamente e repasse as atuais condições da vítima.

População alvo  

Qualquer pessoa residente em Assú, que se enquadre nos critérios do SAD:

  • Pessoas com dependência total ou parcial (agravos que impeçam a plena autonomia para locomoção e o autocuidado);
  • Pessoas necessitando de cuidados especiais que possam ser desenvolvidos no domicílio;
  • Pessoas com doenças transmissíveis, necessitando de cuidados específicos e educação em saúde;
  • Pessoas consideradas em iminência de risco ou agravo à saúde, pelos profissionais das unidades de saúde, núcleos de saúde da família (NSF), profissionais dos programas da SMS, bem como instituições da comunidade e população.

A Atenção Domiciliar (AD) não estará indicada, quando:

  • Paciente não apresenta incapacidade, nem dependência total ou parcial (estando fora da população alvo);
  • Por falta de cuidador;
  • Descrição do domicílio: não tem infra-estrutura para acomodar o paciente; não tem mínimas condições de higiene e de moradia.
  • A possibilidade da família ou o paciente assumir o seu cuidado, integralmente;
  • A possibilidade do paciente ou a família não desejarem a AD;
  • Pela institucionalização do paciente;
  • E também pela não estabilidade do paciente, necessitando intervenção hospitalar.

 

Como o serviço é acionado: 

Qualquer pessoa poderá solicitar o serviço do SAD, dirigindo-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência.

A solicitação para visita domiciliar será sempre preenchida por um profissional de saúde.

O profissional da saúde preencherá a solicitação para visita domiciliar (UBS/SAD, ambulatórios de especialidades, hospitais e outros) e deverá encaminhá-la a Unidade de Saúde de referência do paciente, para a avaliação do enfermeiro que servirá de pré-triagem.

O enfermeiro verificará itens do protocolo do SAD, que são dados relevantes para o atendimento integral do paciente

Acesso aos medicamentos padronizados pela Rede Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde fornece aos munícipes os medicamentos essenciais padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Para se ter acesso a esses medicamentos é necessário à apresentação de receita médica e cartão de matrícula da unidade de saúde. 

É importante salientar que para alguns medicamentos podem ocorrer peculiaridades que serão esclarecidas na farmácia da unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Acesso ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, anteriormente denominado de medicamentos de alto custo (Programa de

Medicamentos Excepcionais)

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde sob gestão Estadual que recebe financiamento federal e o co-financiamento é de responsabilidade estadual.

A Assistência Farmacêutica do Município disponibiliza dispensação de Medicamentos do Componente Básico, Estratégico e Especializado nas Farmácias Polos (UBS de médio e Grande Porte), nas Farmácias Satélites (UBS de pequeno Porte), na Farmácia Central (Controlados), na Farmácia PROSUS e na Farmácia Solidária.

As Farmácias Polos e Satélites dispensam medicamentos dos Programa Estratégicos de Saúde municipal (HIPERDIA, Pré-natal, Contraceptivos, Tuberculose, Tabagismo, Sífilis, Asma)

Além disso, as UBS de maior Porte terão também em suas Farmácias Polos a dispensação de Medicamentos Básicos (Analgésicos, Antitérmicos, Antialérgicos, Antieméticos, Antiespasmódicos, Antiflatulentos, Anti-Inflamatéorios, Hormônios e Tireoidianos e Suplementos Vitamínicos e Minerais).

A Farmácia Central, atualmente instalada no Prédio do PROSUS, dispensa medicamentos controlados, regidos pela Portaria 344/98, para suprir a  Atenção Básica (Ansiolíticos, Antidepressivos, Anticonvulsivantes, antipsicóticos, Antiparkinsonianos, antietilismo).

A Farmácia PROSUS (Programa Suplementar ao SUS) fornece Medicamentos e Insumos de Alto Custo, mediante demanda e por meio de Processos Administrativos.

A Farmácia Solidária é o mais recente Projeto Suplementar ao SUS, que consiste na arrecadação de Doações de Medicamentos que não estão na REMUME e na Centralização de Amostras grátis, recebidas e cedidas por médicos do Município, com objetivo de diversificar o repertório de medicamentos disponibilizados de forma gratuita aos munícipes.

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