Assú foi apontado como o município do Rio Grande do Norte com maior índice de transparência na segunda edição da Escala Brasil Transparência 360º, da Controladoria Geral da União, que avalia a prestação de informações públicas entre estados e municípios. O resultado oficial foi publicado nesta segunda-feira (15) e a nota do município foi 8,64. A média dos municípios do RN foi de 5,61, o que nos colocou em primeiro lugar com vasta escala e acima da média dos demais. Participaram do ranking 26 estados da federação, o Distrito Federal e 665 municípios brasileiros.
A Prefeitura de Assú atendeu positivamente a todos os itens relacionados à Lei de Acesso à Informação, mostrando ser uma gestão que trabalha dentro da legalidade em todos os preceitos, que cumpre as diretrizes jurídicas e é transparente com o povo da cidade. Dentre os itens avaliados pela CGU, estão questões relacionadas à transparência de receitas e despesas, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outros aspectos.
“Agradeço imensamente à equipe que trabalha dentro da legalidade, que se esforça, trabalhando árduo, dentro dos parâmetros da justiça. E é por isso que recebemos reconhecimento tão grande, de esfera nacional”, afirmou o prefeito Gustavo Soares.
Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios, na promoção do acesso à informação.
FONTE: https://mbt.cgu.gov.br/publico/avaliacao/66/planejamento_geral/questionario/unidade/2261/resposta/66